No dia 23 de Setembro, Inês Tartaruga Água e Xavier Paes apresentam o resultado da residência artística com o oleiro João Lourenço, na marginal de Fonte de Baixo.
Inês Tartaruga Água e Xavier Paes são artistas multidisciplinares que inventam os seus próprios instrumentos, desconstroem e reconfiguram circuitos electrónicos amplificados, e atiram-se ao arquivo do inconsciente para compor experiências sonoras imersivas e meditativas. A dupla de artistas, cujo percurso se foca nas preocupações ecológicas e biopolíticas, estará em residência artística no atelier do oleiro João Lourenço, na Freguesia de Oliveira, a mais isolada povoação do principal eixo de produção de Barro de Barcelos. O Oleiro que junta o conhecimento milenar adquirido por via familiar, em contexto de oficina com o conhecimento académico, é um dos únicos a estabelecer de forma consistente colaborações com designers e artistas nacionais e internacionais. Da partilha artística e aprendizagem técnica, os artistas elaboram uma apresentação ao público que sintetizará os elementos da residência, no contexto específico do tema do projeto Barlos – o cruzamento entre o Olaria de Barcelos e as expressões artísticas contemporâneas como forma de regeneração das comunidades.
Artistas em residência:
Inês Tartaruga Água e Xavier Paes
João Lourenço
A apresentação é de acesso livre a não inscritos na caminhada, tendo lugar no Jardim Margem do Cávado pelas 11:30 de dia 23.