Já estão disponíveis os horários e alinhamento da edição 2023 do Barlos, evento que, ao longo de um dia, ocupa o centro de Barcelos com um conjunto de atividades multidisciplinares em torno do artesanato local e das possibilidades de ligação entre o mesmo e outras áreas artísticas. Com arranque às 10h00, o Barlos integra concertos, uma caminhada, oficinas, jantares temáticos, exposições e conversas.
O acesso às atividades do evento é livre, com excepção da participação nas oficinas de António Ramalho, Prazeres Côta e Soalhas (Oficina de Canto e Toque de Adufe), os almoços e jantares temáticos e a caminhada pelas margens do Cávado. As inscrições podem ser realizadas através do site.
Resultantes de processos de residência no território, o Barlos apresentará, em estreia, a performance de Inês Tartaruga Água e Xavier Paes construída com o oleiro João Lourenço (11h15, Marginal da Fonte de Baixo), assim como a arruada que junta a Banda Plástica de Barcelos e o Coro Orfeão de Barcelos, onde se apresentam os temas desenvolvidos sob a coordenação de André Simão e Nuno Areia (18h00, Rua Direita – Largo Camilo Castelo Branco).
No plano musical estão ainda confirmadas as atuações das Soalhas (16h30, Largo Camilo Castelo Branco), dePatrícia Brito (17h00, Jardim do Centro Comercial Barlos), de Société Étrange (21h30, Largo José Novais), dos Glockenwise (23h00, Largo José Novais) e King Kami (00h00, Centro Comercial Barlos – Piso -1).
Ao longo de toda a manhã e tarde, o Largo Camilo Castelo Branco servirá ainda como espaço para a Feira do Barlos, que junta produtores individuais e colectividades que trabalham o barro.
Patente no Centro Comercial Barlos, a exposição A Vida: Modo de Usar, com curadoria de Maria Miguel Von Hafe, junta trabalhos de Catarina Lopes Vicente, Rita de Almeida Leite, Rita Nobre, Rita Senra, Rodrigo Barroso e uma peça do Museu de Olaria. A curadora orientará uma visita à exposição pelas 15h00. No mesmo espaço, será também possível visitar uma instalação com os filmes criados por Catarina Bessa Lucas e Joana Patrão durante a sua residência no laboratório experimental de cinema de 16 mm promovido da Casa do Xisto. A instalação poderá ser visitada entre as 16h30 e as 23h45, sendo a ativação da mesma marcada por uma apresentação das artistas.
Já na Casa do Vinho será possível ver os trabalhos criados no âmbito da última edição do WOC – Workshop em Design de Olaria e Cerâmica. No mesmo espaço, pelas 15h30, terá lugar a conversa Convergências: artesanato e design, sobre os espaços que o design e inovação podem abrir para produção de objetos artesanais. Moderada por Guilherme Braga Cruz, a conversa conta com as participações de Adriana Fernandes, João Nunes e Mónica Braga dos Santos. Mais informações em www.barlos.pt.