João Lourenço é um oleiro barcelense que tem sido responsável por criar uma ponte entre uma geração mais velha, cuja aprendizagem se realizava por via familiar e em contexto de oficina, e uma geração mais recente, saída dos cursos de artes, que tem desenvolvido um interesse significativo pela área da cerâmica. Domina, por isso, um conjunto de técnicas menos comuns num oleiro de Barcelos, como o raku ou a decoração com sais, que o têm tornado num ceramista crescentemente requisitado para trabalhar com designers. João Lourenço é, ainda, um dos poucos artesãos remanescentes com experiência na produção de peças utilizando a técnica tradicional do Barro Preto.
Daniel Alonso, oleiro e escultor, de Galegos Santa Maria – Barcelos, é filho de várias gerações de oleiros. Cria peças de sua autoria e outras inspiradas no trabalho do seu avô, Júlio Alonso. Trabalha o barro com o conhecimento adquirido através da observação e orientação dos seus parentes (avô e pais). A sua cerâmica diferencia-se pela cozedura feita a fogo de lenha, inspirada na técnica soenga que permite a criação de cerâmicas com tonalidades preta e prata.
No Barlos, João Lourenço e Daniel Alonso juntam-se para orientar uma oficina dedicada à olaria, na qual se fará uma introdução à roda de oleiro, experimentando as suas potencialidades de várias formas, e a modelação das peças resultantes em formas orgânicas. Após a oficina as peças serão cozidas, podendo vir a ser recolhidas em momento e local a combinar com a organização.
Data: 21/09/2024
Hora: 10h30 – 13h00 / 14h30 – 17h30
Local: Piso 0 do Barlos (Rua Dom António Barroso nº115)
Preço: 20€
Bilhetes: Esgotado
Lotação: 12 pessoas
Destinatários: Pessoas com interesse e curiosidade na temática e nas técnicas abordadas.
M/16