Space Transcribers apresentam: Práticas Espaciais – das águas do Tâmega aos shoppings de primeira geração

15:00

A nossa amizade com este coletivo nasce das afinidades entre o projeto Shopyard – que integra o programa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura e que está sediado no Centro Comercial de Santa Cruz, em Braga – e o projeto do Barlos. De formas distintas, ambos os projetos trabalham os desafios e possibilidades de reativação de centros comerciais de primeira geração. Para esta sessão, convidamos o duo a apresentar este projeto e a partilhar o seu percurso, incluindo a participação na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 com o projeto “Reconciliar os Comuns nas Águas do Tâmega”, que explora a relação entre arquitetura e ecossistemas fluviais.

Space Transcribers é um atelier de investigação em arquitetura coordenado pelos arquitetos Daniel Duarte Pereira e Fernando P. Ferreira, que explora modos de investigar, representar e imaginar o ambiente construído de forma colaborativa. Nos últimos 10 anos, têm desenvolvido projetos que reimaginam o ambiente construído através de ações imersivas nos lugares e comunidades em que atuam, recorrendo a ferramentas de mediação e transcrição site-specific que diluem as fronteiras entre a arte e a arquitetura.

Atividade Gratuita

Música com André Simão

17:00

Quem mais poderíamos convidar para fechar esta bela sessão e abrir as hostilidades de uma pista de dança? André Simão, o prodigioso batman barcelense – arquiteto de dia e músico à noite -, irá trazer-nos uma eclética seleção de músicas para acabar a tarde em bonito.

Atividade Gratuita